terça-feira, 3 de novembro de 2009

Padronização

Se hoje temos acesso a informações e teses que definem o melhor padrão a ser seguido de uma perfeita cadeia logística porque tem sido mal aplicada? Deparamos-nos com tantas facilidades, as quais antigamente não se tinham, entretanto, se tinha um excelente retorno em aspecto pratico como definido acima pelo General Jomini. Hoje vemos estampados em diversos locais e veículos à palavra logística, isso externamente é algo admirável, porém se nos aprofundarmos encontraremos a falta de aplicação dos padrões ou sua deficiência em serviços prestados gerando falta de produtividade, estoques mal gerenciados, falta da melhoria contínua (Kaizen), atrasos no carregamento, atrasos nas entregas, a escassez de inovação, onde a obsolescência em um desses fatores prejudica o sistema econômico, empresarial e a imagem da empresa em relação a seus clientes, fornecedores e colaboradores.
O padrão de uma boa gerenciadora logística será definido por filosofias que a empresa queira seguir, (Kambam, JIT entre outros) onde vamos encontrar conceitos feitos por mestres e doutores dessa área que se aprofundaram e aprimoraram a melhor forma ou a maneira mais simples de definir um padrão para o processo logístico, mais isso vai depender da parceria que a empresa estabelece com seus fornecedores na busca de trabalhar de forma enxuta para que não aja conflito na hora de aplicar determinados conceitos.


Administração logística é processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento eficiente e eficaz em termos de custos, dos bens, serviços e informações relacionadas, desde a origem até o consumidor, com o objetivo de obedecer as exigências dos consumidores (Félix A. larrañaga 2008)

Logística é a gestão de fluxos entre funções de negócios. A definição atual de logística engloba maior amplitude de fluxo que no passado. Tradicionalmente, as companhias incluíam a simples entrada de matérias-primas ou fluxo de saída de produtos acabados em sua definição de logística. Hoje, no entanto, essa definição expandiu-se e inclui todas as formas de movimentos de produto e informações. (Philippe-Pierre Dormier...2009)

A missão do gerenciamento logístico é planejar e coodernar todas as atividades necessárias para atingir os níveis desejados de qualidade e de serviços prestados ao menor custo possível. A logística, portanto dever ser vista como o vinculo entre o mercado e a base de suprimentos. O alcance da logística perpassa toda a organização, do gerenciamento da matéria-prima até a entrega do produto final (Martin Christopher 2009)


De acordo com os conceitos expostos, podemos definir que uma boa gestão pensa além de administrar processos individuais, mas sim buscam uma amplitude, onde se deve estabelecer uma sincronização de todo o processo que discorre em toda a organização desde a escolha do fornecedor até o pós-venda. É necessário ter o conhecimento de todo processo sem pular nenhum degrau nem desconhecer o caminho percorrido entre o começo do processo e o recomeço do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário