Conceituação e Prática
Senso 1 - Utilização
É a identificação dos itens necessários e desnecessários no local de trabalho. No âmbito comportamental refere-se à utilização plena do potencial humano. Vantagens e Benefícios: Liberação de espaço e melhor organização; Racionalização do uso de materiais e de equipamentos; Menos armários, arquivos, estantes, papéis, ferramentas e outros itens em excesso; Diminuição de custos e redução de desperdício; Local de trabalho mais saudável e apresentável.
Perguntas-Chave para a Prática: O que pode ser jogado fora? O que deve ser guardado em um depósito? O que pode ser útil para outro setor? O que pode ser consertado? O que pode ser vendido? O que pode ser doado?
Senso 2 - Ordenação
Consiste na determinação de local para guardar e localizar (material, equipamento ou informação). Refere-se, também, à organização mental, do tempo, das atividades e compromissos.
Vantagens e Benefícios: Redução de tempo e custos; Melhor controle de estoques e de documentos; Utilização racional de espaço; Conforto para quem trabalha; Redução de riscos de acidentes.
Perguntas-Chave para a Prática: É possível reduzir os estoques? O que está à mão precisa mesmo estar lá? Os nomes das coisas estão padronizados? Qual o melhor local para cada coisa?
Senso 3 - Limpeza
No sentido literal significa deixar constantemente limpo o ambiente de trabalho (equipamentos, máquinas, instrumentos). No sentido espiritual, refere-se à limpeza de hábitos e atitudes (moral e ética).
Vantagens e Benefícios: Conquista de clientes; Melhor disposição para o trabalho; Alta motivação para a produtividade e para a qualidade; Valorização da imagem da empresa; Melhor apresentação dos produtos e serviços.
Perguntas-Chave para a Prática (Conceito Bom ou Ruim): Almoxarifados? Despensas? Aparelhos, Instrumentos ou Equipamentos durante e após o uso? Instalações Sanitárias? Armários, Mesas, Cadeiras, Lixeiras, Pisos?
Senso 4 - Saúde e Higiene
Consiste na verificação periódica do estado de implantação dos três sensos anteriores. Significa atuar de forma preventiva para o estabelecimento das condições adequadas à garantia do bom nível de saúde e higiene das pessoas no trabalho e em casa.
Vantagens e Benefícios: Redução das despesas com doenças e acidentes; Crescimento da auto-estima e cuidados com a saúde; Diminuição dos riscos de contaminação; Reflexos positivos nos hábitos de higiene pessoal; Condições propícias à produtividade e à qualidade.
Perguntas-Chave para a Prática (Conceito Bom ou Ruim): Condições dos equipamentos para uso? Uniformes, roupas e apresentação pessoal? Condições de asseio dos vestiários, armários, instalações sanitárias, lixeiras? Quantidade e qualidade da iluminação? Manutenção e estado de conservação das instalações elétricas e hidráulicas?
Senso 5 - Autodisciplina
Consiste na assimilação gradativa dos sensos pelas pessoas da organização, por meio de educação e treinamento. Este senso, quando bem desenvolvido, promove a substituição de hábitos inadequados por hábitos mais adequados.
Vantagens e Benefícios: Satisfação dos clientes; Consolidação do comportamento cooperativo; Melhoria das relações humanas no trabalho; Manutenção dos padrões mais elevados de produtividade e qualidade.
Perguntas-Chave para a Prática (Resposta Sim ou Não): As tarefas são executadas conforme determinado? Todos deixam o local de trabalho em ordem? Todos usam uniformes e equipamentos? Os serviços são executados de acordo com as especificações? Os materiais são guardados corretamente? O combinado em reunião é cumprido? Os planos e programas de trabalho são cumpridos? As pessoas têm demonstrado interesse em inovar? As pessoas respeitam as normas de Higiene Ambiental? Há respeito entre colegas, pares e superiores?
Paulo Botelho
www.paulobotelho.com.br
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário